sábado, 18 de julho de 2009

Milton Nascimento e Jobim Trio em Novas Bossas

Um dos trabalhos mais premiados de 2008 foi esse: Milton Nascimento une sua voz, seu piano e violão ao Jobim Trio formado por Daniel Jobim (piano), Paulo Jobim (violão) e Paulo Braga (bateria), que rendeu para a música brasileira um trabalho primoroso, intitulado Novas Bossas.

Em um projeto que caracteriza-se por ser o ponto de encontro entre o Clube da Esquina e a Bossa Nova, sua abordabem segue esse mesmo parâmetro com um repertório que parte de um movimento até encontrar o outro. É o que pode ser verificado na faixa de abertura Tudo que você podia ser dos irmãos Lô e Márcio Borges, eternos parceiros do Clube. Na sequência, uma composição de Daniel Jobim: Dias azuis, com direito a Danilo Caymmi na flauta.

Temos uma versão do Milton para seu clássico Caís, onde ele mesmo toca piano. Dorival Caymmi é homenageado na canção O vento e para encerrar a parte "clube" temos a canção Tarde, de Milton e Márcio Bórges. Muitos pensavam que esse projeto seria todo em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, mas começamos com esse movimento a partir da sexta faixa com Brigas nunca mais, Caminhos cruzados, Inútil paisagem, Chega de saudade, Medo de amar, Velho Riacho e Esperança perdida.

Encerramos o trabalho, que é de estúdio, embora alguns pensassem que fosse ao vivo, com Trem de ferro, que é do Tom e tem muito a ver com Minas e com Samba do avião, clássico de Tom e do Rio. Eis aqui um majestoso trabalho que une dois grandes Estados em uma arte que pertence não só ao país, mas ao mundo todo como é o caso da voz e do trabalho do Milton e do Jobim Trio.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez vc apresenta um grande trabalho de um grande cantor e compositor. Como se não bastasse, ele está acompanhado dos irmãos Borges, que são talentosíssimos, apesar de pouco valorizados pela mídia.

Beijos!